O Que é o Homem?

0
QUE É O HOMEM?
Salmo 8
SENHOR, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus.{1} 2 Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza{2}, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança. 3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, 4 pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? 5 Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais{3} e o coroaste de glória e de honra. 6 Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos sob os seus pés tudo puseste: 7 todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, 8 as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares. 9 SENHOR, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!
INTRODUÇÃO
Esta é uma das questões mais intrigantes da existência humana. Filósofos, pensadores, psicólogos, sociólogos e outros têm tentado responder à essa pergunta, contudo, nenhuma resposta satisfatória e definitiva foi apresentada.
Em geral todos os pensadores concordam que a resposta à esta pergunta encontra-se no próprio homem.
Para nós cristãos a resposta está na Palavra de Deus, é na revelação de Deus que nos vemos tal como somos e tal como deveríamos ser.
Que é o Homem na Bíblia?
1. O HOMEM É UM SER CRIADO. VS 5
Podemos citar também Gênesis 1:26: Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele{2} sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra{3} e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".
Emil Brunner disse que a palavra bíblica criação significa em primeiro lugar que “há um abismo intransponível entre criador e criatura, em que um estará sempre oposto ao outro em relação que jamais poderá ser alterada. Não existe senso maior de distância do que o que há entre as palavras criador-criatura. E essa é a primeira coisa que pode ser dita sobre o ser humano, e é fundamental: ele é criatura”.
Como ser criado compartilhamos das fraquezas e limitações de todas as criaturas. Nossa existência é efêmera e termina irremediavelmente na morte. As Escrituras estão repletas de passagens que expressam essa verdade. Para a Bíblia a vida do Homem é um sopro.
Esta fragilidade humana faz com que vivamos em dependência total de Deus.
O salmista se encanta com a graça e misericórdia de Deus, e ao contemplar o universo, testemunha do poder invisível de Deus, pergunta porque Deus se importa com algo tão insignificante e frágil.
Contudo, até mesmo na fragilidade Deus revela seu grandioso poder, pois até mesmo de um bebê, onde não há força e vigor algum, Deus suscita força. Vs 3
Aplicação: Somos criaturas de Deus, frágeis e indefesas, a única resposta para esta fragilidade está em Deus. Somos pequenos, mas em Deus somos grandes somos frágeis, mas em Deus indestrutíveis,
Somos finitos, mas em Deus eternos.

2. O HOMEM É IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
O fato de sermos criaturas nos diferencia de Deus, mas o fato de sermos criaturas criadas à sua imagem e semelhança nos aproxima do Criador.
O salmista fala sobre a criação e como se encanta diante do poder de Deus visto na natureza. Paulo falou a mesma coisa em Romanos:
Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio
das coisas criadas, Romanos 1:20
A natureza revela o poder invisível de Deus, o Homem, no entanto, foi criado para refletir o próprio Deus. Somos imagem e semelhança de Deus.
Deus não tem corpo, Ele é Espírito. O homem é a sua imagem na Terra. Nossa vida, palavras, atitudes e pensamentos devem refletir um Deus pessoal, amoroso, salvador etc... tudo o que a natureza não pode revelar o homem pode.

Compartir

Más recursos

Sponsor


Suscripción gratuita

Te avisaremos cuando agreguemos nuevos recursos. No te enviaremos más de uno o dos mensajes semanales.